Green Tea apresenta superioridade a medicamento antidiabético oral no controle glicêmico e perfil lipídico.

A obesidade está correlacionada com distúrbios nas ilhotas pancreáticas, controle glicêmico descompensado e tolerância à glicose diminuída, todos os quais aumentam o risco de diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Estudos mostram que mudanças no estilo de vida podem atrasar ou prevenir o DM2 em indivíduos com obesidade.

Em alguns casos, intervenções farmacológicas com agentes antidiabéticos orais, como a Metformina, têm sido usadas para minimizar o risco de DM2, mesmo em pacientes obesos não diabéticos.

No entanto, em um estudo cruzado com mulheres obesas não diabéticas, a Metformina (medicamento antidiabético oral) não melhorou a glicemia como esperado.

Além disso, mudanças no estilo de vida podem ser iguais ou mais efetivas do que a Metformina no tratamento de níveis anormais de glicose. Os efeitos colaterais relacionados ao uso regular de Metformina, como episódios de diarreia e vômitos, podem levar à descontinuação do tratamento.

O chá verde (Green tea) possui ações semelhantes à metformina no controle da produção e captação de glicose, o que pode ser útil para a prevenção e tratamento de complicações relacionadas à obesidade. Com base em sua atividade, o chá verde pode melhorar o controle glicêmico, reduzir a gordura corporal e melhorar outros fatores de riscos para o diabetes tipo 2, como o perfil lipídico.

Até onde sabemos, estudos comparando os efeitos da Metformina e do chá verde, individualmente e em combinação, sobre a composição corporal e os fatores de risco do DM2 em humanos não estão totalmente disponíveis. Portanto, conduzimos o atual estudo duplo-cego (é um ensaio clínico onde nem os voluntários nem os pesquisadores sabem o que está sendo ingerido), placebo-controlado, randomizado (grupos utilizados no experimento têm seus integrantes escolhidos de forma aleatória) para avaliar os efeitos do extrato de chá verde e metformina, individualmente e em combinação, na composição corporal, perfil lipídico e resistência à insulina em mulheres com sobrepeso não diabéticas.

 

Objetivo do Estudo

Esse estudo avaliou os efeitos do Green tea e Metformina, individualmente ou sua combinação, nos fatores de risco de diabetes tipo 2 em mulheres sobrepesadas não-diabéticas. No total, 120 mulheres sobrepesadas foram randomizadas nesse estudo duplo-cego, no qual receberam Green tea 1 g/dia (Grupo 1), Metformina 1 g/dia (Grupo 2), a associação de Green tea e metformina (Grupo 3) ou controle (Grupo 4).

 

Resultados:

  • Embora não tenham sido observadas interações significativas no controle glicêmico, o grupo 1 reduziu a glicemia em jejum, porém a combinação de green tea e metformina não apresentou esse efeito;

 

  • A metformina aumentou a concentração de HbA1c (teste realizado para avaliar o controle glicêmico, ou seja, o controle de açúcar no sangue) e também reduziu o peso corporal, IMC e a massa magra;

 

  • Em relação aos parâmetros lipídicos, o Green tea reduziu significativamente o colesterol total e o LDL.

 

Conclusão:

De acordo com os resultados, o Green tea foi superior a metformina na melhora do controle glicêmico e perfil lipídico em mulheres sobrepesadas não-diabéticas e, assim, é uma alternativa promissora na redução dos riscos de diabetes tipo 2 nesses pacientes.

 

A seguir, sugerimos suplementos que em sua composição contém chá verde – Green Tea, que podem ser orientados isoladamente ou em associação, para reduzir os riscos de diabetes tipo 2.

  • Green tea (Eurolabs) – 120 cápsulas

(Green Tea (Camellia sinensis)) – 600mg

  • Chá Thermo Energy (Blue Planet) – 200g

(Polidextrose, Guaraná, Chá Verde, Hibisco, Gengibre, Cúrcuma, Pimenta e

Canela)

  • Café Thermo Energy (Bioblend) – 150g

(Polidextrose (fibras solúveis), Café Solúvel (16 mg de cafeína em 50 ml), Erva

mate (Pholia negra), Chá verde, Canela, Gengibre, Pimenta

Caiena, TCM (gordura de palma em pó) além de Vitaminas e Minerais)

  • Café Slim Fit (Bioblend) – 150g

(Polidextrose (fibras solúveis), Café Solúvel, Hibisco, Chá verde, Psyllium,

Picolinato de Cromo, Laranja amarga em pó (Citrus aurantium), TCM (gordura

de palma em pó), além de Vitaminas e Minerais).

  • Café Foccus Memory (Bioblend) – 150g

(Polidextrose (fibras solúveis), Café Solúvel, Chá verde, Maracujá, Linhaça,

Cacau, Café, TCM (gordura de palma em pó), além de Vitaminas e Minerais).

  • Dream tea (Dream Team) – 60 sachês

Chá da manhã para perda de medidas e para energia extra – 30 sachês

(Laranja Amarga (Citrus aurantium), Mate-Verde, Hibisco, Carqueja, Chá

Verde, Gengibre, Salsa, Pimenta-de-Caiena).

  • Drink Aqualess (Eurolabs) – 150g

(Bebida instantânea sabor abacaxi) – Extrato de Hibiscos, Chá Preto, Chá Verde e Matchá.

  • Drink Complete (Eurolabs) – 150g

(Bebida instantânea sabor menta) – Palatinose, Hibisco, Chá Verde, Mamão em pó, Pimenta em pó, Polpa de Laranja, Ameixa, Uva, além de Vitaminas e Minerais.

  • Drink Slim (Eurolabs) – 150g

(Bebida instantânea sabor tangerina) – Hibisco, Chá Verde, Pimenta e Polpa de Laranja.

 

Farmacêutica Bioflora – Eliane Campos

www.bioflora.com.br

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.