
Menopausa
A menopausa é um momento marcante na vida das mulheres. “Menopausa” é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, caracterizando a transição entre a idade fértil e o climatério.
É um evento inevitável, que ocorre devido ao esgotamento dos óvulos e o consequente fim dos ciclos ovulatórios.
A partir deste momento, os ovários param de produzir os hormônios do ciclo menstrual, estrogênio e progesterona, época da vida denominada de climatério.
Por sua vez o climatério é o período pré e pós-menopausa no qual a mulher apresenta sintomas devido a progressiva redução na produção de estrogênio. O climatério começa na transição entre a fase reprodutiva e não-reprodutiva da mulher.
Portanto, não é tecnicamente correto dizer que uma mulher está na menopausa. O certo é dizer que a mulher teve a sua menopausa e encontra-se no climatério.
Sinais e Sintomas
Incluindo aqueles que ocorrem nos períodos pré-menopausa e pós-menopausa.
Algumas mulheres quando passam pelo período do climatério relatam alguns dos sintomas a seguir: ondas de calor (fogachos) e sudorese noturna, alteração no padrão do sono, secura vaginal, diminuição da libido, ansiedade, variações do humor, dificuldade de concentração, memória fraca, sintomas depressivos (choro fácil, tristeza, desinteresse em fazer determinadas coisas),dor nas articulações, pele seca, queda capilar, unhas fracas, cansaço, ganho de peso, dor de cabeça, palpitações, ossos fracos (osteoporose) e desequilíbrio e tonturas.
Tratamento
A menopausa não é uma doença, é um processo natural do organismo da mulher. Quando dizemos tratamento da menopausa, estamos nos referindo ao controle dos sintomas inconvenientes da falência dos ovários e à prevenção de problemas crônicos, como a osteoporose.
O tratamento para mulheres na menopausa que podem ajudar na melhora dos sintomas podem ser divididos em comportamentais, medicamentosos e naturais.
As pacientes se beneficiam das mudanças no comportamento e estilo de vida como alimentação saudável, pratica regular de exercícios físicos ou inicio de determinado tipo de hobby, diminuição de peso, cessação de tabagismo ou abuso de álcool.
O tratamento medicamentoso depende muito dos sintomas que a paciente relata, porém ele pode ser realizado com auxilio de reposição hormonal, antidepressivos e estrogênios vaginais, que diminuem o ressecamento local.
Suplementação vitamínica natural se dá pela busca do controle hormonal a partir de compostos bioativos que trazem efeitos benéficos no controle dos sintomas relacionados a está fase tão importante para as mulheres.
Apresentamos aqui a Amora Miura, uma variação da amora preta, um fruto de origem asiática com propriedades medicinais únicas. Por isso é amplamente utilizada na medicina natural asiática como um poderoso suplemento para tratar e proteger uma série de doenças e sintomas como os da menopausa, além de contribuir para a longevidade.
No Brasil, a Amora Miura em cápsulas ou comprimidos tem sido cada vez mais procurada como uma alternativa ao fruto ou às suas folhas, que são difíceis de encontrar em nosso país.
Benefícios da Amora Miura
Anula os sintomas da menopausa
A super vantagem de suplementar Amora Miura, é a redução dos sintomas da menopausa, efeitos positivos que ela proporciona para as mulheres no período da menopausa. Isso porque ela neutraliza os principais sintomas dessa fase.
A Amora Miura se tornou uma aliada da mulher por ser rica em fitormônios, que funcionam como o hormônio estradiol, que cai significativamente quando a mulher entra na menopausa.
Também oferece benefícios para as mulheres que ainda não entraram nessa fase como o alívio dos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e alívio das cólicas.
Com o uso das propriedades da Amora Miura, é possível ajustar parte da concentração de hormônios no corpo, o que deixa o processo mais fácil para as mulheres. Com os sintomas reduzidos, a entrada na menopausa é muito mais natural e saudável.
Combate o envelhecimento precoce
Entre os principais benefícios comprovados está o combate ao envelhecimento precoce. Isso porque ela é rica em antioxidantes que desaceleram a ação dos radicais livres, por isso, é uma potente aliada contra o envelhecimento e as doenças relacionadas a ele.
A Amora Miura possui antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer, doenças neurológicas, as inflamações e as infecções bacterianas.
Promove o emagrecimento
Por seu baixo teor de açúcar, propriedades antioxidantes e substâncias que inibem o acúmulo de gordura corporal, a amora miúra auxilia no processo de perda de peso. Rica em fibras, vitaminas (principalmente as dos complexos B e K) e proteínas.
Assim como fazem os termogênicos, a Amora Miura ajuda a aumentar o volume de gordura a ser eliminada pelas fezes, facilitando a queima de gordura.
Além disso, é um produto natural indicado para pessoas que desejam manter o peso atual. Ainda que não seja o objetivo emagrecer, a Amora Miura ajuda a evitar o ganho de peso.
Faz bem para os ossos
A composição da Amora Miura nos revela uma ótima surpresa: ela é uma excelente fonte de cálcio. Além disso, é rica em outros sais minerais (potássio, ferro, magnésio e zinco) que melhoram a estrutura óssea em geral, articulações e funcionamento de órgãos importantes, como rins e coração.
Previne e trata a diabetes
Controlar os níveis de açúcar no sangue é essencial no tratamento de diabetes, já que quando a glicose aumenta, o corpo responde produzindo mais insulina. As propriedades da Amora Miura são usadas no controle da glicose no organismo, por ser capaz de estimular a produção natural de insulina.
Ajuda a reduzir o colesterol
Outro benefício da Amora Miura é para a redução do colesterol ruim (LDL).
Estudos realizados no Brasil apontaram as folhas da Amora Miura possuem substâncias que estimulam a atividade hipocolesterolêmica (diminui o nível de colesterol).
O extrato das folhas dessa fruta ajudam a diminuir o acúmulo de placas de gordura nas artérias. As principais substâncias presentes nas folhas e que são responsáveis por essa melhora nos níveis de colesterol são a isoquercitrina e a astragalina, principalmente quando se associa a suplementação a hábitos saudáveis.
O combo que alia, boa alimentação + suplementação com Amora Miura + exercícios físicos, além de fazer muito bem para o seu estado físico e mental, nos protege dos sintomas da menopausa.
A seguir alguns suplementos que podem ser relacionados a menopausa, que traram benefícios extra para amenizar sintomas indesejáveis:
Contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, também preveni o câncer de mama e a depressão:
– Ômega 3 (Na menopausa a suplementação com Ômega 3 traz benefícios muito importantes, como prevenção de doenças cardiovasculares e câncer de mama, redução no risco de depressão, melhora nas funções de memória e foco, dentre outros.)
Combate o envelhecimento precoce:
– Óleo de Coco (Efeito antienvelhecimento da pele, por ter alta concentração de antioxidantes)
Promove o emagrecimento
– Maxway (Suplemento alimentar de quitosana, pectina e cromo – Reduz a absorção de gorduras, traz saciedade, favorece a perda de peso)
Faz bem para os ossos
– Extra Cálcio MDK2 (Suplemento vitamínico-mineral composto por cálcio, vitamina D3, magnésio e vitamina K2)
Previne e trata a diabetes e ajuda a reduzir o colesterol
– Spirulina (Super alimento com diversos benefícios, entre eles, é indicada para o tratamento da obesidade, no controle do colesterol e diminui os níveis de glicose, além de ser um poderoso antioxidante)
Cada um dos benefícios citados nesse texto é comprovado pela ciência médica e farmacêutica. Nossas informações foram retiradas de fontes baseadas em materiais e produções científicas nacionais e internacionais, a fim de trazer as informações mais completas para você.
Farmacêutica Bioflora – Eliane Campos
www.bioflora.com.br