Nosso Sistema Imune

O sistema imunológico é o conjunto de defesas do seu corpo contra bactérias e vírus prejudiciais. Mais que nunca, queremos ter um sistema imunológico forte para combater infecções.

Um sistema imunológico saudável depende de bons hábitos, como uma dieta balanceada, exercícios regulares e suplementação vitamínica.
Responsável pelas defesas naturais do nosso organismo, o sistema imunológico virou o centro das atenções em tempos de coronavírus. Combatê-lo depende inicialmente da capacidade de resposta de cada indivíduo à doença, conhecida como covid-19.

Sendo assim, mesmo que não impeça de contrair a doença, ter uma imunidade em dia é vital para ajudar na luta contra a infecção e na recuperação do doente.

06 sinais potenciais de imunidade enfraquecida

 

  1. Stress. Você pode perceber que depois de um grande projeto ou uma forte experiência emocional você pode algumas vezes ficar doente. Isso acontece porque o corpo produz cortisol (o hormônio do estresse). O stress prolongado pode afetar o desenvolvimento de células imunológicas em seu corpo, afetando a imunidade para combater certas infecções.
  2. Infecções frequentes (resfriado e/ou gripe). Múltiplos resfriados e/ou gripes anualmente podem ser sinais de imunidade enfraquecida. Quando você pega uma gripe, seu sistema imunológico entra em sobrecarga, pois ele precisa produzir anticorpos em ritmo acelerado.
  3. Cansaço e fadiga. Se você está sentindo cansaço independente da sua quantidade de sono, pode ser um sinal de imunidade enfraquecida.
  4. Dificuldades no peso. Se seu peso não for saudável para sua altura (ou seja, você estiver com sobrepeso ou abaixo do peso), você pode comprometer sua imunidade. Quando você tiver com sobrepesoo aumento de células de gordura pode levar a um aumento das células imunológicas que secretam certas substâncias químicas, causando uma inflamação crônica que pode afetar a capacidade do corpo de absorver nutrientes essenciais. Se você estiver abaixo do peso com deficiência nutricional, seu sistema imunológico estará certamente enfraquecido, seus ossos podem estar mais frágeis e você pode se sentir cansado todo o tempo. Nenhum dos extremos é bom para sua saúde imunológica.
  5.  Feridas podem levar mais tempo para cicatrizar. O motivo para esse aumento de tempo de cicatrização pode ser uma inflamação crônica, ou até mesmo a idade uma vez que seu sistema imunológico fica enfraquece após o início da vida adulta.
  6. Problemas na barriga. Se bactérias “boas e más” em seu estômago ficarem desequilibradas, isso poderá levar o seu sistema imunológico a entrar em sobrecarga. Isso por sua vez pode levar à diarreia, constipação e gases. Muitas vezes isso devido a baixos níveis de bactéria “boa” encontradas em nosso sistema digestivo.

Como fortalecer a imunidade

Comece por adotar bons hábitos saudáveis ao seguir algumas regras simples!

  • Para evitar infecçõeslave suas mãos regularmente com sabão e água, e use álcool gel. Evite tocar nos olhos, nariz e boca com mãos não lavadas, não compartilhe objetos pessoais.
  • Coma saudavelmente, uma dieta balanceada contendo muitas frutas e verduras frescas. Isso ajudará a fornecer as vitaminas e minerais que seu corpo precisa para uma função imunológica saudável. Suplemento vitamínico auxilia a restaurar os níveis de micronutrientes saudáveis em seu corpo.
  • Faça exercícios regularmente para reduzir stress e melhorar a circulação, ambos fatores importantes para a função imunológica saudável.
  • Tenha um sono de qualidade. Tente dormir 8 horas de sono todas as noites e observe seu sistema imunológico se recuperar mais rápido.
  • Reduza estresseSe você achar que exercícios regulares e uma rotina de sono saudável não são suficientes para reduzir seus níveis de stress tente métodos de relaxamento, leituras edificantes, tempo em meio a natureza e a luz solar.

Eliane Campos – Farmacêutica – CRF 42385

www.bioflora.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.